sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dicas de fotografia



Tirar fotografias não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer. Muita gente tem dificuldade de como tirar altas fotos com ótima resolução e foca. Separei algumas dicas que vão ajudar muito.

1°-Enquadramento:
Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante

2°-Flash desnecessário:
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

3°-Flash necessário:
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.  Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

4°-Cuidado com o fundo:
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.

5°-Retratos:
Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios.

6°-Verticais:
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

7°-Aproveite a luz:
A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade. A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

8°-Experimente:
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.

Gostaram?

4 comentários:

  1. Ai eu amo fotografia, eu amo tirar fotos minhas e de tudo também...rs'
    Gostei muito de suas dicas...***
    Ah tem uma tag pra você lá no meu blog.
    http://mundrose.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada! Eu amo fotos haha Posso responder depois?haha mais pode deixar que vou responder a tag sim! Obrigada! ;*

      Excluir
  2. Gostei muito das dicas,pois vejo cada mico por aí kkkkkkk,seguindo aqui linda,ficaria muito feliz se me seguisse de volta.Obrigada..bjs

    http://simonebastos2007.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E verdade haha que bom que gostou! Sigo sim flor! Obrigada ;*

      Excluir

Deixe seu comentário e volte sempre! Bjiin ;*